quinta-feira, 2 de março de 2017

Projeto Arquétipos em ação XIII Criatividade I



Projeto Arquétipos em ação XIII


Criatividade I


Este projeto foi idealizado para que se possa entender o que é um Arquétipo, como eles são e que simbiose podemos ter com eles. 


James Hillman, extraordinário analista junguiano disse: “a psique está governada por potencias arquetípicas, que se representam miticamente nas figuras dos deuses”. “O que se manifesta em nossa psique não é de nossa psique; pertence ao reino da realidade arquetípica. ” “Por mais que sintamos como nossa propriedade, são poderes arquetípicos que encontram sua morada, nos eventos transpessoais que paradoxalmente formam a base da personalidade”. Esta citação é uma parte apenas de um texto mais longo, mas serve para ilustrar o que queremos expor.


Os Arquétipos foram emanados antes de que tudo viesse a existir. Por isso Platão disse que são as ideias primordiais. O universo é uma ideia na mente do Todo e eles são as ideias primordiais. A realidade que se vive sempre é mítica e mantida por Arquétipos. Quanto mais abstrata uma ideia mais poderosa ela é. A questão para nós é como passar uma ideia abstrata para a realidade do dia a dia. É aí que mora o segredo de tudo. 


Por exemplo, o que se chama Inteligência de Mercado é um Arquétipo que percebe, analisa e entende perfeitamente o que aconteceu, está acontecendo e acontecerá. Ele tem a visão perfeita das causas e efeitos.


Uma função implícita de todo Arquétipo é a criatividade. A criatividade é inerente ao universo e permeia tudo. A criatividade resolve todos os problemas e propicia as ideias para a prosperidade infinita. Dadas as condições corretas a criatividade jorra sem parar trazendo novas ideias de negócios, serviços, produtos, soluções, invenções, etc. A Psique é pura criatividade em ação. A criatividade também está moldando a Psique. O tempo todo a Psique está realizando um trabalho de auto evolução e usa a ressonância da criatividade para mudar a si mesma. Esta é uma atividade arquetípica e mítica. Todos estamos vivendo um determinado mito e vivenciando determinados Arquétipos. Isto faz parte do projeto do Universo e de cada ser que o habita. Isto força o crescimento e a evolução de cada um e do universo como um todo. Até aqui tudo bem, mas, e quando as coisas emperram? É nesse ponto que a criatividade é fundamental. Ela está trabalhando para desemperrar as coisas e instiga a psique para que haja para resolver a questão. Todo problema é uma oportunidade de crescimento. 


O que limita a criatividade é o trabalho que uma determinada psique estiver realizando ou não realizando. A psique deveria estar realizando o que propicia mais crescimento para a própria psique e para isso estimula a criatividade. Se isso não acontece é porque a psique coloca obstáculos à criatividade. A função da psique é construir a si mesma usando a criatividade intrínseca ao Universo.


Para que possamos fazer uma simbiose com um determinado Arquétipo e acrescentar mais conhecimento e poder à nossa psique é preciso que eliminemos qualquer protocolo de conduta que impeça a criatividade de vir à tona. Para fazer isso é preciso entender como a criatividade funciona. Estes conceitos estimulam a psique a deixar a criatividade trabalhar.


Quando convidamos um Arquétipo a trabalhar conosco (com nossa psique) tem de haver de nossa parte a atitude de livre arbítrio de permitir a simbiose com o Arquétipo. É uma união de energias, informações, poderes, habilidades, capacidades, etc. que produz um resultado espetacular. Mas, para que a simbiose ocorra é preciso que haja um fluxo de energia arquetípica que propicie isso. Portanto, a primeira coisa é permitir que a energia primordial flua sem restrições na psique. Esta simbiose tem de ocorrer no nível sub quântico da realidade. No nível das ideias primordiais. É ai que os fundamentos da nossa psique estão. Evidentemente que nosso fluxo deve estar livre de obstáculos nesse nível sub quântico, onde ainda não existem os átomos nem as partículas. Só existem as Ideias Primordiais. O que faz esse fluxo funcionar são os sentimentos. É por isso que os Arquétipos são um turbilhão de sentimentos. Somente com os sentimentos é que eles podem ser o que são.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores